Sabedoria e Inteligência Espiritual



Colossenses 1:9-11
9 - Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;
10 - Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;
11 - Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;

A oração do apóstolo Paulo e do irmão Timóteo pelos irmãos colossenses era para que eles fossem cheios do conhecimento da vontade de Deus em toda sabedoria e inteligência espiritual. A oração aqui não é por sabedoria e inteligência natural, mas espiritual, vinda de Deus. Esta também deve ser a nossa oração uns pelos outros, mas em que implica ter sabedoria e inteligência espiritual? É o que veremos conforme os versos 10 e 11.

No inicio do verso 10 está escrito “para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo”. Devemos buscar a sabedoria e inteligência espiritual em oração para que andemos dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo. Em outras palavras a sabedoria e inteligência espiritual vão nos ajudar a não ser tolos, a não desprezar a vontade de Deus para nossas vidas, a buscar a agradar a Deus em tudo que nós fazemos.

Andar dignamente diante de Deus implica em primeiro lugar, reconhecer o seu amor e bondade, e em segundo lugar ser irrepreensível diante dele, ou seja, andar em comunhão e santidade ao Senhor, agradando-lhe em tudo que fazemos no nosso dia-a-dia.

Ainda no verso 10 está escrito, “... frutificando em toda boa obra”, ou seja, andar dignamente diante de Deus, agradando-lhe em tudo, vai nos levar a dar frutos através das nossas boas obras. Toda boa obra realizada por nós deve ser para glória de Deus, por amor e compaixão ao próximo. A sabedoria e inteligência mundana nos leva a tirar vantagem dos outros, a não se importar com as necessidades alheias, ao egoísmo, mas a sabedoria e inteligência espiritual, vindas de Deus, nos conduzem a amar ao próximo, a ajudar, a ter compaixão dos necessitados, e quando falamos de necessitados, falamos também daqueles que precisam de um conselho, de um abraço, de alguém que lhes dê ouvidos e que se importe com eles, precisam de nossa oração e principalmente do poder de Deus por meio do evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

No final do verso 10 está escrito “... e crescendo no conhecimento de Deus”. A sabedoria e inteligência espiritual é para que cresçamos no conhecimento de Deus. Jesus disse: e conhecereis a verdade e a verdade vos libertara (João 8: 32). Jesus é a verdade, conhecer a Deus é conhecer a Jesus, conhecer a Jesus é conhecer a verdade que liberta. Liberta do medo, da culpa, do pecado, do diabo e do mundo, Jesus nos liberta de todo mal. O Senhor Jesus se revela para nós através da sua palavra, a cada dia, a cada culto, a cada momento em oração, sendo assim, “... viveremos diante dele. Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6:2-3). Se nós temos sabedoria e inteligência espiritual então nós buscamos conhecer mais a Deus, lendo a Bíblia, lendo livros cristãos, ouvindo a palavra, em oração clamando pela revelação do Espirito e por mais de Deus para nossas vidas.

Quando falamos em crescer no conhecimento de Deus não podemos esquecer que o Espírito Santo é quem nos ensina todas as coisas (João 14:26), até mesmo aquilo que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, mas Deus preparou para os que o amam, é revelado pelo Espírito Santo (1 Cor 2:9,10).  “Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.” (1 Cor 2:11-12)
Sendo assim, busquemos a sabedoria e inteligência espiritual através da oração para que andemos em comunhão com Deus, dando frutos, através das nossas boas obras que glorificam ao Senhor e cresçamos no conhecimento de Deus todos os dias, conhecendo mais a Jesus através da sua palavra pela revelação do Espírito Santo.

Comentários