
Como é difícil mudar os velhos hábitos,
como diziam os mais velhos, é o costume do cachimbo que deixa a boca torta.
Deixar de lado os velhos costumes é sempre um desafio para nós, não estamos
dispostos a mudanças, não queremos sair de onde estamos tão acostumados a
ficar, não queremos deixar de fazer o que já estamos tão acostumados. Mas a vida Cristã é uma caminhada de renúncias, de mudanças. Se queremos viver o evangelho devemos tomar a cada dia nossa cruz e seguir o Mestre Jesus. Mestre da dor, Mestre do sofrimento voluntário, Mestre do esvasiar-se, Mestre da renúncia, nosso modelo.
A história de Zaqueu nos da um ótimo exemplo de mudança de vida, arrependimento e conversão. Aquele que outrora era mais um corrupto cobrador de impostos, que havia enriquecido às custas dos outros, agora se encontrava diante do Maior galileu da história, o unico homem realmente Santo que já pisou nesta terra. Zaqueu fez o que ninguém mais além de Jesus poderia esperar, ele se arrependeu de seus pecados, decidiu abandonar as práticas antigas, abandonar o aparente conforto que o pecado havia lhe oferecido, e em uma conversão genuína ele decidi repartir seus bens com os pobres e restituir o que havia adquirido por meios ilícitos.
Que possamos nos arrepender de nossos pecados, abandonar as práticas antigas, nos converter ao Caminho Santo que nos foi proposto, a Jesus Cristo, o filho do Deus vivo, aquele que vê em nós a possibilidade de mudança ainda que ninguém veja, aquele que é fiel e justo para nos perdoar e nos purificar de todo pecado. Que Jesus entre em nossa casa, na nossa vida, mexa com todas as nossas estruturas, para que possamos viver em novidade de vida.
Comentários
Postar um comentário